Criado em 2015, o projeto Mulheres Empreendedoras surge como um espaço de convivência e geração de renda para mães, tias e avós, tanto dos educandos da instituição como para outras mulheres da comunidade. O projeto ensina práticas de artesanato para que elas desenvolvam seus produtos e possam comercializá-los, gerando renda para a família e construindo um processo de independência, autoestima e autonomia.

O projeto Mulheres Empreendedoras conta com uma sala própria na instituição, que está equipada com materiais e máquinas de costura e tecelagem. O grande objetivo desta iniciativa é proporcionar a inclusão produtiva de mulheres de baixa renda, através do artesanato, ao mercado de trabalho e empreendedorismo. Essa inclusão auxilia na da renda familiar, fomenta o empreendedorismo e dá autonomia financeira para as mulheres. A iniciativa também serve como ferramenta para o desenvolvimento do compromisso comunitário, e cria laços entre as mulheres participantes e o CEDEP.

O Projeto Mulheres Empreendedoras oferece cursos de formação em trabalhos voltados para o artesanato. Atualmente, dois grupos principais desenvolvem diferentes materiais e os comercializam:

  1. Grupo Elas fazem nós, que atualmente trabalham produzindo peças na área da tapeçaria, crochê e o tricô em malha são as principais técnicas desenvolvidas pelas participantes. 
  2. Essências da terra, que desenvolvem peças de cerâmica, desenvolvendo todo o processo, desde a modelagem até a queima e esmaltação das delicadas peças

As possibilidades de retorno financeiro da produção serão realizadas por vendas coletivas, em feiras e encontros, ou por conta própria.