Atualmente, o CEDEP já se encontra em atendimento híbrido. Ou seja, com atendimentos remotos e presenciais, a depender da escolha do responsável. O atendimento presencial no CEDEP retornou em fevereiro de 2021, após um longo período de avaliação e adaptação do espaço físico e rotina da instituição. Todos os espaços do CEDEP receberam os equipamentos necessários para a higienização da mão com alcool em gel, além de materiais de sinalização relacionados à entradas, saídas, dinâmicas de passagem e uso do ambiente, etc.
Durante o ano de 2020, no entanto, as atividades pedagógicas presenciais foram completamente paralisadas já em março. Isso porque como o funcionamento de escolas e instituições educacionais foram paralisados em todo país por decreto, as crianças, adolescentes e jovens assistidos pelo CEDEP também não puderam continuar participando das atividades presenciais. Desta forma, a equipe de coordenação pedagógica juntamente com sua equipe de educadores desenvolveu um plano com estratégias de trabalho remoto.
Além de ser uma atividade importante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, as atividades remotas mantém o vínculo entre as crianças e adolescentes jovens e os educadores, incentivando para que os alunos tenham interesse em continuar com as atividades presenciais. Os grupos no Whatsapp permitem que os educadores consigam acompanhar, na medida do possível, o cotidiano dos educandos.
Virtualmente, o contato entre os educandos e educadores se fez via WhatsApp, que é a ferramenta digital mais difundida entre os alunos, e agrupam os contatos dos próprios alunos ou parentes próximos. Os educadores responsáveis pela realização das oficinas produzem suas atividades através de vídeos, textos e áudio, e repassam para o regente de cada grupo. Além das atividades, os educadores têm realizado vídeoaulas para atender os grupos,possibilitando o contato direto com as crianças para o fortalecimento de vínculos.
Todos os educadores desenvolveram soluções para suas oficinas. Inicialmente esse trabalho foi feito através do envio de atividades. O educador produziu pequenos vídeos, com uma proposta e os educandos respondiam produzindo um vídeo relacionado. Depois, as atividades foram se sistematizando e se adaptando de acordo com a recepção das crianças e jovens. O grupo de educadores do CEDEP também pensou em estratégias de lives para atrair os educandos para as atividades pedagógicas. São encontros virtuais que acontecem toda semana e estão abertos para aqueles que desejam participar.
Revista do Saber
A revista do saber é um material pedagógico mensal, planejado pelos educadores para agregar às atividades virtuais que estão sendo realizadas para os educandos. A revista segue um tema mensal, com atividades relacionadas de cada uma das oficinas que os educandos participam no CEDEP. A edição de Janeiro, por exemplo, é um resgate histórico de brincadeiras infantis.
A proposta surgiu porque, com o passar dos meses, os educadores observaram que algumas atividades virtuais começaram a se tornar desinteressantes para as crianças e adolescentes.
Desta forma, foram elaboradas estratégias para atrair atenção dos educandos, focado no envio de materiais pedagógicos para casa. Todos os meses os educandos recebem uma Revista do Saber, com atividades.