A tarde da última quarta-feira foi marcada pela visita especial do Cônsul Geral do Japão, Masahiro Takagi, do Consulado Geral do Japão em Curitiba. O encontro foi para marcar a cerimônia de entrega das doações realizadas pelo povo do Japão para o CEDEP, que é uma organização beneficiada pelo Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana do Consulado do Japão em Curitiba. O programa do Governo Japonês garante o atendimento de centenas de pessoas, crianças, adolescentes, jovens e adultos, nos mais diversos projetos, de desenvolvimento pedagógico, formação profissional e atividades artísticas e culturais.
A cerimônia foi o momento de oficialização das doações realizadas pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, mas também de celebração e muita gratidão ao povo e ao Governo do Japão. Ao todo, este projeto fez uma doação de 197 mil reais (45 mil dólares americanos) para a compra dos mobiliários e equipamentos de todo o CEDEP, garantindo um atendimento de qualidade para as crianças, adolescentes, jovens e adultos do Monte Cristo.
A tarde também contou com uma homenagem prestada ao vice-presidente do CEDEP Sr. Elidio Sinzato. Elidio é voluntário do CEDEP e foi a principal ponte para a concretização da parceria entre o governo japonês e a instituição. Foi com uma visita ao Monte Serrat, em 2004, facilitada pelo Sr Elidio, que o Pe. Vilson conheceu o Cônsul do Japão vigente, e começaram as primeiras intenções de parceria. “Antes o CEDEP não tinha toda essa estrutura, e esse espaço só foi possível graças a essa ação em conjunto e ao apoio do governo do Japão e a preocupação da nação do Japão em estar sempre dispostos a apoiar outras nações” celebrou Pe Vilson.
Para o Cônsul do Japão, Masahiro Takagi, a ação do Consulado Geral do Japão em Curitiba ultrapassa os objetivos materiais de compra de equipamentos, a participação do CEDEP no Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana é uma forma de aproximar a comunidade da nação amiga “A partir desta parceria queremos estreitar os laços entre os dois povos amigos, Brasil e Japão, na área da educação e cultura, que é fundamental para construir bases firmes para o desenvolvimento social, educação e arte”