OFICINA: “Personagem Divertido”
Educadoras: Uhyara e Adriana
OBJETIVO: Trabalhar o mito do Boitatá, com a construção do personagem lendário, focando na importância da preservação do meio ambiente (flora e fauna) e no reaproveitamento de materiais reciclados.
PRECEDIMENTO: Iniciaremos a Oficina contando uma estória que aborda a extinção dos animais, as agressões sofridas pela natureza com os desmatamentos, o corte das árvores e o mito do Boitatá que originou a grande “cobra de fogo”.
Após a conversação, iniciaremos a atividade prática com a construção do Boitatá, confeccionado com garrafas pet, posteriormente pintado e articulado com barbante.
OFICINA: “Corações da Paz”
Educadores: Ivonete e Geyson
JUSTIFICATIVA: A paz começa nos corações. Lutar por uma cultura de paz é aceitar uma filosofia de vida que nos torna responsáveis pelo bem comum e nos move a dedicar nossos esforços a favor desta causa porque precisamos nos convencer de que a paz é um “bem em si mesmo”. De acordo com a Mensagem para o Dia Mundial da Paz, Janeiro de 1 983, a cultura da paz pode ser conceituada como “o padrão do comportamento humano que há de ser cultivado e transmitido às gerações futuras”.
Quando conseguirmos compreender e incorporar em nossas ações este conceito, estaremos não só educando as novas gerações, mas também nos educando, despertando nos nossos corações convicções firmes e uma nova capacidade de alimentar a aspiração à paz, a não violência, estabelecendo uma cultura da paz.
OBJETIVO: Confeccionar peças utilitárias de chaveiros em formas de coração, utilizando técnicas de costuras em tecidos, proporcionando a troca de conhecimentos, a criatividade, o trabalho coletivo e o despertar para uma consciência de uma cultura da paz.
PROCEDIMENTOS:
– Fazer uma dinâmica para receber o grupo: cantar a música A PAZ, A GENTE FAZ, utilizando violão, apresentando num papel pardo a letra da música e fazer uma reflexão sobre a mensagem que a música transmite.
– Explicar aos alunos que cada um irá confeccionar a sua peça e que o nosso trabalho exigirá atenção, criatividade, cooperação, respeito e empenho em atingirmos o objetivo proposto.
– Peças a serem confeccionadas: utilizar moldes no formato de corações, passarinhos, flores com fuxico (para decorar as peças).
– Etapas da confecção da peça: escolher o molde e o tecido, aplicar sobre o tecido e recortar, costurar, encher com fibra, colocar a argola do chaveiro e decorar com fuxico ou pintar a primeira letra do seu nome (ou de outra pessoa) utilizando tinta de tecido e pincel.
– Fazer avaliação da Oficina.
RECURSOS: Tecidos, agulhas, tesouras, linhas, fibra, argolas de chaveiro, miçangas, cola quente, tinta tecido, pincel, papel pardo, violão.
MÚSICA: A PAZ, A GENTE FAZ de Gabriele Cox.
É tão bom, ser livre pra escolher, sentir a vida em cada amanhecer.
Ver seus filhos crescendo e tendo sonhos, vislumbrando um futuro feliz…
É tão bom, acreditarmos juntos, plantar respeito e amor por esse mundo.
Ver sorrisos brilhando em cada rosto, viver em paz é o que sempre se quis…
Imagino milhões de indivíduos, cada um com seu jeito de ser.
Caminhando pra um mesmo destino, pela Paz vamos eu e você…
Descruze seus braços, aperte seus passos, caminhe adiante, lance sua semente pela paz.
OFICINA: “Pebolim e outros Brinquedos de Madeira”
Educadores: Cesar e Celene
OBJETIVO: Trabalhar a construção de brinquedos usando a madeira, resgatando o contato com material natural, de fonte renovável, explorando o movimento.
PROCEDIMENTO: Construiremos um pebolim com cabos de vassoura e blocos de madeira, pato pateta, cavalo galopante e passatempo chinês.
As peças estarão cortadas para facilitar o trabalho dos pequenos, mas os furos serão feitos na hora com furadeira manual. O uso de ferramentas será supervisionado de forma que os educandos utilizem com segurança e aprendam a manusear instrumentos de trabalho. Esse tipo de brinquedo pode inclusive ser comercializado se tornando fonte de renda.
OFICINA: “Bumba Meu Boi”
Educadores: Eva e João
OBJETIVO: Criar os personagens do Boi de Mamão, resgatando a cultura açoriana, na confecção das miniaturas dos personagens, na música e na dança do boi de mamão, proporcionando aprendizagem com alegria e descontração.
OFICINA: “Crie, brinque e divirta-se”.
Educadoras: Eliane e Luciane
OBJETIVOS: Oportunizar o envolvimento das crianças e dos adolescentes com algumas criações e levá-los a perceber que também podem inventar objetos e possibilitar a construção do conhecimento por meio de atividades lúdicas e prazerosas, percebendo o poder de transformação do lixo e a importância do cuidado com o nosso planeta.
JUSTIFICATIVA:
Consumimos um grande número de produtos que vêm em embalagens descartáveis. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo. Na realidade sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos e objetos de arte.
Brincando, as crianças e os adolescentes constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as ferramentas que contribuem para essa construção. É com os brinquedos que eles começam a desenvolver sua criatividade e sua habilidade para mudar o futuro. Quando as crianças e os adolescentes têm oportunidade de brincar e dispõem de brinquedos, individualmente ou em grupos, vivem uma experiência que enriquece sua sociabilidade e sua capacidade de se tornarem seres humanos criativos.
PROCEDIMENTO: Nessa proposta haverá a preocupação em explicar os conceitos ambientais e as técnicas de construção dos brinquedos.
A estratégia do projeto ocorrerá em dois momentos:
– Educação Ambiental: Explicar os conceitos de “Redução, Reutilização e Reciclagem” e demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados.
– Arte-Educação: conhecer o brinquedo e o material alternativo e transformar o lixo urbano em brinquedos de forma simples e criativa.
OBS: As sucatas serão recolhidas pelos educandos no próprio CEDEP ou na comunidade. Assim, cada um irá gerar matéria-prima para a construção do seu brinquedo. Dessa maneira, o projeto terá a oportunidade de promover mudanças de postura nos participantes envolvidos, que iniciarão um trabalho de separação, limpeza e reutilização do material coletado em suas próprias residências ou nas ruas, além de descobrirem o quanto é importante essa ação ambiental para a preservação da natureza.
Nesse processo de integração da Arte com o Meio Ambiente, iremos compartilhar momentos de alegria, de brincar, de criar, de descobrir e de construir relações.
No contexto aprender/fazendo será estimulada nos participantes a curiosidade, a autoconfiança, a coordenação motora, a socialização, a conscientização ecológica, a concentração, a criatividade, as percepções tátil, visual e espacial e o resgate da nossa cultura popular.
MATERIAIS: Garrafa pet, latas de Nescau, cordas de naylon (tipo de varal), barbante, tule, fita adesiva colorida, flocos de isopor pequenos (tipo o usado para imitar a neve), tesoura, arame ou fio elétrico.
AVALIAÇÃO: Será constante durante o desenvolvimento dos trabalhos, participação, envolvimento, atitudes. Oral e escrita. Registro das professoras.
OFICINA: “Reciclar, criar e contar”
Educadores: Ione e Dudu
OBJETIVO: Conscientizar/refletir que o ato de brincar também pode estar vinculado com a simplicidade e criatividade na construção do “objeto” de brincar, utilizando para tanto aquilo que seria “lixo”, ou seja, no reaproveitamento de materiais.
PROCEDIMENTO: Primeiramente serão selecionadas caixas, que irão ser trabalhadas, retirando parte onde o que restar será utilizado como matéria prima para a confecção dos animais da fauna, desta forma o papel estará substituindo o papel microndulado.