Benefest reúne rede do bem no Music Park
A 10ª Benefest reuniu no Music Park Jurerê Internacional, no último domingo, 27 de setembro aproximadamente 1,2 mil pessoas dispostas a fazer o bem. A festa é realizada pelo Centro de Educação Popular (Cedep) e pelo Instituto Pe. Vison Groh (IVG) em benefício de 350 crianças e adolescentes do bairro Monte Cristo. Este ano a ONG obteve o apoio do Grupo All na realização da festa e contou com uma nova atração, a cantora Diana Dias.
“A Benefest é a festa que faz o bem, o bem a quem vem e o bem porque constrói apoio ao projeto [Cedep], constrói uma corrente do bem”, reforça o presidente do IVG e idealizador do Cedep, Pe. Vilson Groh. De acordo com ele, a festa ajuda a materializar os sonhos das crianças e adolescentes, dando a eles a oportunidade de cursar uma graduação, inserir-se no mercado de trabalho e recuperar a dignidade da própria vida.
Toda a receita obtida na Benefest é revertida para a manutenção do Centro de Educação Popular que atende crianças e adolescentes do bairro Monte Cristo por intermédio de três projetos. O primeiro deles é o Oficinas do Saber, frequentado por crianças e adolescentes com idade entre cinco e 15 anos no contraturno escolar que participam de atividades esportivas, educativas e culturais, e também recebem alimentação. Outro projeto é o Fênix, que oferece a meninos e meninas que deixaram de ir à escola e também não se adaptam aos demais projetos da comunidade do bairro Monte Cristo uma atividade alternativa por meio dos esportes radicais, principalmente do skate. Para completar há o projeto Avançar, que busca incluir e manter os adolescentes e jovens de 15 a 21 anos que já frequentaram o Cedep em cursos de formação, capacitação profissional, empregos formais e informais.
A bancária Elaine Fernanda Witcoski conhece bem o trabalho do Cedep e há oito anos consecutivos é presença confirmada na Benefest. “Adoro o projeto, acho lindo”, comenta. “O propósito é maravilhoso”.
Elaine, os amigos e todo o público presente celebraram a solidariedade e se divertiram ao som das bandas que há 10 anos se dispõem a divertir o público gratuitamente. “Esperamos todo o ano por esse dia, para trazer esperança”, afirma o vocalista da banda Em Cima da Hora, Bruno Azevedo. Ele conta que a banda abre a agenda de shows a cada ano já reservando a data da Benefest. “Procuramos, além da música, fazer o bem”.
Segundo a presidente do Cedep, Edinéia Romão, quando pessoas que querem um mundo melhor se reúnem é possível ter como resultado qualidade de vida para as crianças que precisam de oportunidades. “É uma adição que funciona aproximar pessoas com esse sentimento”. Para a festa do próximo ano ela lança um desafio: “Que cada pessoa que esteve presente na 10ª Benefest volte em 2016 e traga consigo mais dois amigos, para ampliarmos a nossa rede do bem”.
Pe. Vilson
Diana Dias
Edinéia
Em Cima da Hora