A noite de ontem foi muito especial para o CEDEP e o empreendedorismo do Monte Cristo. A instituição realizou a cerimônia de encerramento do projeto Cocreation Lab, que promove cursos de empreendedorismo para moradores da comunidade que desejam abrir ou alavancar o próprio negócio. Foram sete empreendedoras que encerraram o curso, com seus modelos de negócio definidos.
O evento teve a presença de diversas pessoas, como o fundador do CEDEP, Pe Vilson Groh e a presidenta da instituição, Titina Bastos. Além desses, estavam presentes e fizeram falas, o Vice-prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, o Coordenador do projeto Cocreation Lab, Salomão Ribas e o gerente do SEBRAE SC, Wanderley Andrade.
Como forma de apresentar o CEDEP para o público, houve a exibição do curta Resistência Maria, produzido pela instituição no ano passado. E a apresentação do RAP do Protagonismo, produzido pelo educando Alan Santos com o suporte do educador e psicólogo do CEDEP, Pedro Rocha.
A Josimara, uma das participantes, faz laços desde o nascimento da sua filha, há treze anos. Ela começou fazendo laços para a filha e o que era apenas para uso próprio foi virando um negócio. O Cocreation lab auxiliou Josimara a pensar o melhor modelo de negócio e as estratégias para impulsionar suas vendas e conquistar as clientes.
Além dela, outras seis empreendedoras do Monte Cristo encerraram ontem uma etapa importante para estabelecerem o próprio negócio. São projetos de diferentes áreas de mercado, como confeitaria, tapeçaria, cerâmica e empresa de crédito. Cada uma apresentou seu “Pitch”, nome utilizado para definir uma breve apresentação e venda de modelo de negócio. As três melhores apresentações receberam destaque.
O projeto Cocreation Lab começou no CEDEP no ano passado, como uma das ações voltadas para o desenvolvimento do território. É fruto de uma parceria entre CEDEP, Cocreation Lab UFSC e SEBRAE, e procura valorizar ideias empreendedoras na comunidade. Ao longo do semestre foram oferecidos diferentes cursos com profissionais conhecidos em suas áreas. O resultado foram moradores empreendedores que conhecem melhor seus desafios, aprenderam a traçar estratégias e planos para crescer cada vez mais com suas empresas.
Em primeiro lugar:
Maroca Laços – Josimara Antunes Pereira
Modelo de Negócios de empresa de laços artesanais para crianças.
Em segundo lugar –
Atraídos pelo sabor – Fabiane Gaspar da Silveira
Modelo de Negócio de empresa de doces caseiros e confeitaria.
Em terceiro lugar:
Jocelane Steinck Alimentação Saudável -Jocelane Steinck
Modelo de negócios de empresa de marmitas saudáveis
Além delas foram apresentados outros quatro projetos, o projeto de Geiza Navarro, com o QuitCred, soluções financeiras, a Fabiane que falou sobre seu projeto El Shaday doces e confeitaria, Ledanir com Originária peças de cerâmica, Ivani Batistela com peças de Tapeçaria.