Foi com imensa satisfação que o CEDEP inaugurou o teatro Titina Bastos! Agora, a instituição também conta com este espaço cultural próprio, teatro e auditório, para receber espetáculos, apresentações, debates e palestras. O primeiro teatro localizado no bairro é um desejo antigo, tanto da instituição, quanto da comunidade. “É um sonho realizado. É o CEDEP oportunizando eventos culturais e de formação. Contribuindo para o desenvolvimento territorial” comemora Maria Marlene, coordenadora geral da instituição.
O evento de inauguração do teatro está acontecendo em diferentes dias, para diferentes públicos e para garantir o distanciamento social. Os dois primeiros dias, 23 e 24 de junho, teve a apresentação de educandos da instituição e artistas da cidade e contou com a presença de pessoas da comunidade, do setor público e de parceiros da instituição. Foram dias de muita emoção e, de todos que sonharam junto essa realização, uma pessoa teve uma homenagem especial e foi escolhida para nomear o espaço, por conta do lindo trabalho e dedicação: a presidente da instituição, Titina Bastos, voluntária engajada há mais de 15 anos, sendo, inclusive, uma das principais incentivadoras dos projetos artísticos e culturais no CEDEP.
A iniciativa pretende estimular eventos culturais e de formação na região, ampliando as possibilidades de atendimento para eventos e cultura, e incentivando o acesso de uma população que não tem uma aproximação facilitada nos teatros e espaços culturais da cidade, a conviver e frequentar eventos artísticos ou mesmo palestras e debates. “A inauguração do auditório representa um momento divisor de águas para o CEDEP e o território do Monte Cristo. A partir de um espaço que pode ser apropriado pelas pessoas da comunidade, a arte e a cultura também passa a fazer parte do cotidiano delas” explica Cayo Louran, coordenador de projetos do CEDEP.
Agora, o CEDEP se prepara para mais dias de inauguração, são mais quatro dias: com a recepção das famílias da comunidade e parceiros como o consulado do Japão.
Quem torna este sonho possível:
A construção do teatro foi realizada com recursos do Itaú Social e a mobília do espaço é uma doação do Consulado do Japão em Curitiba.