18 de maio é dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O dia existe para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta constante em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Nesta semana o CEDEP tem realizado diferentes atividades voltadas para o tema, como a roda de conversa com os educadores e psicóloga do CREAS, encontro com as famílias sobre a temática e outras atividades importantes para que todos e todas possam contribuir na garantia da segurança de crianças e adolescentes. As atividades vão de acordo com a proposta da OSC Faça bonito, referência em ações sobre o tema. Você pode conhecer melhor a organização e o engajamento pelo combate ao abuso infantil, além de obter mais informações sobre como se unir a esta causa pelo site facabonito.org.
A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. É um tema complexo que merece a atenção tanto do poder Público quanto da sociedade em geral.