Projeto promove três oficinas diferentes como proposta de ação para o desenvolvimento de uma cooperativa de cerâmica e plantas ornamentais/medicinais, vendidas a partir de estratégias de marketing digital.

O Projeto Essência da Terra reúne um conjunto de ações que vislumbram desenvolvimento territorial, geração de renda e crescimento econômico em uma perspectiva de promoção de autonomia e protagonismo da população moradora do Monte Cristo. Pensar o desenvolvimento do território a partir de um contexto de empreendedorismo significa dar vazão a um futuro de oportunidades criadas da comunidade para a própria comunidade.

A oficina de cerâmica contemplará até 12 jovens e adultos da comunidade que demonstrem interesse em trabalhos manuais, artesanato e pintura para criação de vasos de cerâmica. O trabalho da parte artística do projeto envolve compreender diferentes tipos de modelagem, secagem e esmaltação das peças produzidas e garantir uma primeira experiência profissional no âmbito artístico para pessoas que nunca a tiveram. Outras 12 pessoas integram o projeto como educandos da oficina de plantas medicinais e ornamentais, eles aprenderão sobre sustentabilidade, cuidado e manutenção de plantas, confecção de arranjos e técnicas de plantio e reprodução de mudas. No processo ainda desenvolverão etapas de aprendizagem a partir da horta institucional e possibilidades de empreender a partir da relação com a terra. O terceiro grupo preenche a oficina de tecnologia, vendas e marketing e será responsável por realizar a implementação de uma identidade visual e um planejamento de marketing e vendas dos materiais produzidos. Desenvolverão site, páginas nas redes sociais e cartões de visita, além de todo material de mídia em torno das produções confeccionadas pelas outras oficinas. Os educadores responsáveis pelas oficina também realizarão, em parceria com o educador responsável pela gestão dos processos, um encontro mensal de caráter formativo em uma perspectiva de empreendedorismo, economia solidária e interdisciplinariedade, reunindo o grande grupo de atuação no projeto e ampliando a compreensão de todos acerca das demandas e expectativas do projeto. As oficinas atenderão grupos de até seis pessoas para viabilizar uma aprendizagem rica em experiências práticas. As atividades de cerâmica e plantas ornamentais/medicinais acontecerão com dois grupos diferentes, atendendo até 12 pessoas. E a oficina de tecnologia e mídias sociais acontecerá com um grupo de 6 pessoas, totalizando 30 participantes para cooperativa. A gestão de processos envolverá realizar as matrículas das pessoas, organizar os encontros mensais com o grande grupo, organizar a divisão dos lucros e o orçamento para compra de novos materiais e também pensar estratégias para ampliação do número de atendidos. As oficinas de cerâmica e plantas ornamentais criarão material que se tornará produto na oficina de marketing digital.

[vc_gallery interval=”3″ images=”8418,8411″ img_size=”medium” title=”Este projeto é uma parceria:”]
[vc_gallery interval=”3″ images=”7670,7671,7672,7673,7674″ img_size=”medium”]