Com o recurso fornecido Itaú Social, que tem o objetivo de atender pessoas atingidas pela pandemia e fortalecer os pequenos comerciantes, o CEDEP criou um projeto de assistência para o território. A Caderneta Social CEDEP usa uma ferramenta muito comum em mercados de comunidade, que é a caderneta, para dar um crédito de 200 reais para as famílias beneficiadas, para compras em produtos de alimentação, higiene e limpeza. As famílias ficam vinculadas em um dos seis comércios cadastrados na comunidade e podem fazer suas compras lá de acordo com suas necessidades.
A iniciativa é importante pois além de dar mais autonomia para as famílias, que podem comprar itens para além da cesta básica, fortalece os pequenos comércios das comunidades. É um projeto que melhora os vínculos entre moradores, comerciantes e o próprio CEDEP o investimento em recursos dentro da própria comunidade também auxilia no desenvolvimento territorial e econômico da região. Para a realização da Caderneta Social, o CEDEP realizou uma parceria com o SEBRAE onde os comerciantes participantes recebem consultoria para desenvolverem habilidades de gestão e controle financeiro.
O Projeto, com início em agosto, tem duração inicial de três meses. Com ele, será possível atender 300 famílias, que passaram por um criterioso processo de avaliação socioeconômica, e seis pequenos mercados da comunidade.