Celebrando os 30 anos do CEDEP e inaugura solenemente a Quadra Poliesportiva do apoio Criança Esperança.
“A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo”. (Mandela)
Inspirados nesta célebre frase o CEDEP está comemorando 30 anos de história. Consolidando-se como espaço privilegiado de ação educativa, vem nessa caminhada desde 1987 carregando em sua “mochila do saber” a missão de ser um espaço educativo de qualidade, seguro e acolhedor para crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, que potencialize a aprendizagem coletiva, a ação dialógica, a cultura da sustentabilidade, almejando a transformação da realidade social, articulando sua proposta pedagógica com o poder público, o voluntariado e a comunidade.
O termo “celebrar” vem do latim celebrare – digno de honra e fama. Sim, celebrar 30 anos do CEDEP é digno de honra. Uma celebração que nos convida a olhar para o passado e relembrar os passos, as conquista, as derrotas, as ações baseadas na cooperação, na conectividade e na divisão de responsabilidades e competências, pois acreditamos que o sucesso só foi alcançado até aqui por meio de ações conjuntas, compartilhadas, na forma de uma “teia social”, uma malha de múltiplos fios e conexões. Enfim, celebrar 30 anos de articulação política, de alianças estratégicas entre atores sociais (pessoas) e forças (instituições), que tem na horizontalidade das decisões, e no exercício do poder, o eixo norteador de promover a educação integral das crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Umas das teias que impulsionam a realização de nossas ações é a parceria com o Criança Esperança – UNESCO que desde 2015 vem possibilitando a realização de um dos nossos sonhos, a construção da Quadra Poliesportiva. Uma caminhada de 02 anos que chega ao seu ápice dia 01 de maio com a abertura dos festejos que marcam os 30 anos do CEDEP na inauguração oficial da obra. E, para celebrar a altura de tal parceria, fomos agraciados com a presença da Camerata Florianópolis, com a opereta “La Serva Padrona” que nos presenteou com sua belíssima arte, abrilhantando o evento que marca o início das comemorações.
Foi uma tarde histórica, emocionante e extremamente recompensadora para todos os presentes, e um momento muito significativo, de encantamento para a comunidade do Monte Cristo, desprovida de lazer e cultura, proporcionando ao público presente descontração, alegria e emoção.