Na última quinta o CEDEP realizou o 1º Seminário Redes de Educação, com a temática Diversidade na perspectiva da educação integral
Desde que instigado pela parceria com o Itaú Social, o CEDEP observou em suas práticas educativas, o desafio relacionado à questão da diversidade na instituição. Durante os anos e o trabalho relacionado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do CEDEP abraçar a diversidade e torna-la parte do cotidiano e das práticas educativas da instituição foi uma temática que se mostrou cada vez mais essencial em meio às formações e reflexões. Em 2022, a instituição trouxe a temática como um importante eixo de trabalho nos processos formativos da equipe e nas propostas pedagógicas, que, inclusive, tematizaram um festival de artes sobre a diversidade, com produções das crianças e adolescentes.
O evento de hoje é resultado das reflexões que o trabalho no PDI proporcionaram ao CEDEP. Foram duas mesas redondas com seis convidados diferentes, abertura para perguntas e trocas. Cerca de cem pessoas estiveram presentes no auditório da instituição participando do evento, representando 21 instituições da Grande Florianópolis, desde de escolas, organizações da sociedade civil, Secretaria de Educação e outros.
O primeiro momento foi uma mesa redonda que contou com quatro pessoas referência, representantes de diferentes grupos:
-Padre Vilson Groh: educador e ativista social referência na cidade de Florianópolis e fundador do CEDEP
-Laura Parintintin: liderança indígena do povo Parintintin do Amazonas e ativista pelo direito das populações indígenas à educação e permanência.
-Inês Berlanda, professora na Associação Catarinense de Integração do Cego
-Jeruse Romão: Professora, pesquisadora, atuou como consultora da UNESCO e do Ministério da Educação;
-Arthur Gomes, interpretando a Drag Suzaninha, professor de teatro, pesquisador de gênero e sexualidade e membro do conselho municipal de política LGBTQIA+ da Florianópolis.
A segunda mesa, no período da tarde, contou com a presença da professora Joana Célia dos Passos, vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, pessoa referência na construção de políticas públicas de ações afirmativas.
Além das mesas, a instituição promoveu momentos de integração com refeição no local e espaços de intervenção artísticas e culturais, com a apresentação de Elô Gonzaga, musicista e educadora do CEDEP e do projeto de teatro Percursos, de Florianópolis.