O CEDEP viveu um dia muito especial na última quinta! A instituição foi sede da Pré-Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento deste ano debateu os direitos humanos de crianças e adolescentes no pós-pandemia e reuniu instituições associadas ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Com o intuito de debater sobre seus direitos mais de cento e vinte crianças e adolescentes de diferentes espaços educativos estiveram presentes no CEDEP. Por meio de debates e dinâmicas os menores puderam refletir e pensar em propostas relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes no Brasil. As propostas elaboradas pelos jovens na Pré-Conferência serão apresentadas na Conferência geral, prevista para acontecer no final de abril no Hotel Cambirela no bairro Estreito/Florianópolis.
É fundamental incluir crianças e adolescentes em debates sobre seus direitos, para que possam entender e exercer sua cidadania de maneira plena. Ao discutir políticas públicas que impactam suas vidas, os jovens têm a oportunidade de expor suas opiniões e também de compreender a importância da participação cidadã na construção de uma sociedade mais justa. Além disso, essa participação ativa impacta na formação de uma geração mais consciente e crítica. Dessa forma, capaz de questionar e transformar a realidade em que vivem. Por isso, o CEDEP defende que é essencial incentivar e promover espaços de diálogo e participação para crianças e adolescentes.
A conferência é coordenada pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) e organizada em 2023 pelo Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA), em parceria com outras instituições da Grande Florianópolis. Seguindo a cobertura do evento, educandos da Oficina de Educomunicação do CEDEP foram responsáveis por parte do material produzido! As fotos e vídeos serão compartilhadas em breve neste site.