CULTURAR | No dia 12 de abril, o CEDEP virou sala de cinema! Foi dia da pré-estreia do documentário “Luci e a Terra”. O documentário, dirigido por Kátia Klock, tem como proposta resgatar a história e importância de Luci Choinacki como mulher do campo e política. Luci é uma mulher do campo e foi deputada estadual e federal. Ela é referência na luta pela valorização do trabalho das famílias que produzem alimentos de forma agroecológica, além dos direitos da mulher, direito à terra e preservação ambiental.
“Quando exibimos pela primeira vez uma obra que nos dedicamos durante tanto tempo é sempre uma avalanche de nervosismo e emoção. E assim foi na pré-estreia de “Luci e a Terra”, no belo espaço que o CEDEP abriu as portas e acolheu nossa equipe da Contraponto. Foi muito especial em todos os sentidos. As palavras e a expressão emocionada de Luci depois de assistir ao filme nos encheu de afeto e ficamos com aquela boa sensação de sonho realizado” conta a diretora do filme, Katia.
Com a presença do Padre Vilson Groh, público interno e externo do CEDEP e personalidades da política catarinense, a noite foi especial e emocionante para todos, incluindo a protagonista do filme, Luci Choinacki, que assistiu o filme pela primeira vez, ao lado de seus quatro filhos. As turmas do EJA e CEJA, também estiveram presentes, e puderam conversar um pouco com Luci antes de assistirem o documentário.
Padre Vilson, em sua fala final, também lembrou da importância de Luci na luta do movimento de ocupação urbana de Florianópolis durante as décadas de 80 e 90, com sua participação junto à luta das famílias por moradia. Incluindo o próprio território do Monte Cristo e a luta pelo espaço onde hoje se localiza o CEDEP.
O curta-metragem de 18 minutos de duração, produzido pela Contraponto, foi realizado com os recursos do Prêmio Catarinense de Cinema (Fundação Catarinense de Cultura/Governo de Santa Catarina).