O Centro de Educação e Evangelização Popular (Cedep) é um dos 30 projetos sociais do país contemplados pelo Programa Criança Esperança em 2015. Em Santa Catarina, é o único selecionado para receber recursos financeiros por intermédio do Programa.
O apoio do Criança Esperança será destinado à construção da Quadra Poliesportiva do Cedep, um projeto que vem sendo pensado por toda a comunidade educativa há mais de cinco anos e dará acesso ao esporte e ao lazer às crianças, adolescentes e demais moradores da comunidade do bairro Monte Cristo, em Florianópolis.
A obra já iniciou com recursos provenientes do Prêmio Itaú-Unicef em 2013 e da Benefest 2014, uma feijoada beneficente realizada anualmente para arrecadar fundos para a manutenção das atividades do Centro. O subsídio do Criança Esperança contribuirá com a construção da Quadra. O projeto possui um pavimento e área total construída de 736 metros quadrados.
Quando estiver pronto, o espaço será utilizado tanto pelas crianças e adolescentes que frequentam o Cedep no contraturno escolar, quanto pela comunidade, inclusive nos fins de semana. “A área do Centro já é um espaço que as pessoas usam aos sábados e domingos”, lembra a coordenadora geral do Centro, Maria Marlene da Silva. “A quadra permitirá que as atividades educativas e de lazer aconteçam com mais qualidade”.
Ela recorda que falta um espaço de lazer para as famílias do Monte Cristo e que a quadra vai suprir também esta demanda. Ao Cedep, vai possibilitar planejar as atividades das oficinas de forma mais elaborada, realizar eventos, como torneios e apresentações esportivas e artísticas.
Sobre o Cedep
O Cedep foi criado em 1987 para apoiar e fortalecer os movimentos migratórios de camponeses que emergiam na época. Estabelecidos de forma precária nas margens da via expressa, eles formaram as comunidades de Nova Esperança, Novo Horizonte, Santa Terezinha, Ilha Continente e Chico Mendes, no Bairro Monte Cristo. Em 1991, surgiu a necessidade de oferecer atividades para as crianças enquanto os pais trabalhavam. Surgiu, então, o projeto Oficinas do Saber, para atender as crianças no contraturno escolar. Em 2005, foi inaugurado o atual prédio do Centro de Educação e Evangelização Popular, tornando possível o atendimento a 300 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e a 200 famílias de baixa renda das nove comunidades empobrecidas e cercadas pelo narcotráfico.
Sobre o Criança Esperança
O Criança Esperança é uma campanha da Globo com a Unesco em parceria com milhões de brasileiros. Lançada em 1986, num programa especial dos Trapalhões, com 9 horas de duração, a Campanha Criança Esperança estimulou a sociedade a discutir sobre a situação das crianças e jovens brasileiros.
Reconhecido pela ONU como modelo internacional, o Criança Esperança incentiva o debate sobre políticas públicas e transforma vidas.