Atende meninas e meninos em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a inserção e permanência destes na escola; por meio dos esportes radicais: Skate, Surf, Sandboard, Slakline, Ciclismo, Tirolesa e Standup. Busca mostrar outras possibilidades e caminhos.
O projeto destina-se ao atendimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade social do bairro Monte Cristo. O Eixo norteador das atividades são as Práticas Corporais de Aventura, como: Skate, Surfe, Sandboard, Slakline, Ciclismo, Tirolesa, Stand Up Padlle, Trilhas, entre outros. A partir da vivência destes esportes os alunos têm a oportunidade de conhecer um vasto universo de possibilidades da Cultura Corporal de Movimento.
Caracteriza-se como um projeto itinerante, tendo em vista que a maior parte das ações se dá pelas ruas e estabelecimentos do bairro. Aos Educadores populares cabe a tarefa de percorrerem os territórios da comunidade a fim de divulgar as atividades que serão trabalhadas no projeto, atividades que são pensadas em conjunto entre educadores e educandos.
Estimula-se, portanto, a participação da juventude empobrecida a pensar para além do seu cotidiano, buscando ampliar os campos de conhecimento e de possibilidades técnicas, científicas, instrumentais e culturais, na perspectiva de ampliação do repertório técnico e cultural dos adolescentes.
Para resgatar estes sujeitos que vivem num contexto de risco elevado e à margem dos serviços do Estado, se faz necessário que as atividades sejam atrativas, significativas e que façam sentido tomando por base suas condições de vida. Assim, os esportes de aventura figuram como um dos eixos capazes de estimular a participação dos adolescentes por se tratar de prática que envolve a produção de adrenalina, agilidade, velocidade, espírito de grupo, cooperação e exploração do ambiente natural e urbano.
O Projeto Fênix também conta com uma gama de profissionais de diversas áreas do conhecimento, os quais realizam um trabalho multidisciplinar para o atendimento das necessidades de cada aluno.
No CEDEP os adolescentes têm a possibilidade de serem escutados por Psicólogo, Pedagoga, Professor de Educação Física, Assistente Social, Educadora Ambiental, entre outros profissionais. Além disso, são realizadas dinâmicas em grupo, atividades pedagógicas, rodas de conversa e sessão de filmes, coordenadas pela equipe multidisciplinar, cuja intencionalidade pedagógica varia de acordo com as principais demandas do grupo.
Por fim, cabe ressaltar que por meio do trabalho realizado com e para os adolescentes do Projeto Fênix, se potencializa a vontade de mudança e transformação social de cada um, ampliando assim suas capacidades e conhecimentos sobre as inúmeras opções, para além do trabalho no mercado do tráfico. São apresentadas novas possibilidades e caminhos para a construção dos seus projetos de vida, auxiliando-os no desenvolvimento da cidadania e em prol de uma sociedade democrática.