Atende meninas e meninos em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a inserção e permanência destes na escola; por meio dos esportes radicais: Skate, Surf, Sandboard, Slakline, Ciclismo, Tirolesa e Standup. Busca mostrar outras possibilidades e caminhos.

O projeto destina-se ao atendimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade social do bairro Monte Cristo. O Eixo norteador das atividades são as Práticas Corporais de Aventura, como: Skate, Surfe, Sandboard, Slakline, Ciclismo, Tirolesa, Stand Up Padlle, Trilhas, entre outros. A partir da vivência destes esportes os alunos têm a oportunidade de conhecer um vasto universo de possibilidades da Cultura Corporal de Movimento.

Caracteriza-se como um projeto itinerante, tendo em vista que a maior parte das ações se dá pelas ruas e estabelecimentos do bairro. Aos Educadores populares cabe a tarefa de percorrerem os territórios da comunidade a fim de divulgar as atividades que serão trabalhadas no projeto, atividades que são pensadas em conjunto entre educadores e educandos.

Estimula-se, portanto, a participação da juventude empobrecida a pensar para além do seu cotidiano, buscando ampliar os campos de conhecimento e de possibilidades técnicas, científicas, instrumentais e culturais, na perspectiva de ampliação do repertório técnico e cultural dos adolescentes.

Para resgatar estes sujeitos que vivem num contexto de risco elevado e à margem dos serviços do Estado, se faz necessário que as atividades sejam atrativas, significativas e que façam sentido tomando por base suas condições de vida. Assim, os esportes de aventura figuram como um dos eixos capazes de estimular a participação dos adolescentes por se tratar de prática que envolve a produção de adrenalina, agilidade, velocidade, espírito de grupo, cooperação e exploração do ambiente natural e urbano.
O Projeto Fênix também conta com uma gama de profissionais de diversas áreas do conhecimento, os quais realizam um trabalho multidisciplinar para o atendimento das necessidades de cada aluno.

No CEDEP os adolescentes têm a possibilidade de serem escutados por Psicólogo, Pedagoga, Professor de Educação Física, Assistente Social, Educadora Ambiental, entre outros profissionais. Além disso, são realizadas dinâmicas em grupo, atividades pedagógicas, rodas de conversa e sessão de filmes, coordenadas pela equipe multidisciplinar, cuja intencionalidade pedagógica varia de acordo com as principais demandas do grupo.

Por fim, cabe ressaltar que por meio do trabalho realizado com e para os adolescentes do Projeto Fênix, se potencializa a vontade de mudança e transformação social de cada um, ampliando assim suas capacidades e conhecimentos sobre as inúmeras opções, para além do trabalho no mercado do tráfico. São apresentadas novas possibilidades e caminhos para a construção dos seus projetos de vida, auxiliando-os no desenvolvimento da cidadania e em prol de uma sociedade democrática.

ATIVIDADES E AÇÕES DO PROJETO FÊNIX

RODA DE CONVERSA

Esta atividade se constitui como momento de conversa coletiva no qual os adolescentes expõem suas opiniões sobre os mais diversificados temas. A mediação dos debates é conduzida pelos Educadores, os quais auxiliam na organização da conversa fomentando e estimulando a participação de todos.

A proposição de temáticas fica a cargo tanto dos educadores como dos educandos e geralmente são trazidos debates da atualidade, tais como: sexualidade, drogas, direito à cidade, preconceitos, violência, tráfico de drogas, políticas públicas, olimpíadas entre outros.

É por meio das rodas de conversa que o trato pedagógico é constituído e pensado para cada intervenção. São elaborados e projetados a curto médio e longo prazo os conhecimentos e as estratégias para abordagem de cada assunto relevante para o grupo, sempre com o horizonte de possibilitar aos adolescentes a ampliação das referências sobre os temas discutidos.

SKATE

Dentre as modalidades praticadas o Skate se configura como o eixo principal. A partir desta oficina são organizadas e estruturadas as demais modalidades experimentadas pelo grupo. É através da cultura do Skate (esporte que unifica e identifica o grupo por meio dos signos, símbolos e atitudes características dessa “tribo”) que o projeto fênix tem construída a sua identidade.

São dois encontros semanais para a prática do skate, sendo que uma vez ao mês é realizada saída de campo para experimentação de outras práticas corporais de aventura, organizadas e construídas coletivamente durante os “roles” de skate.

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA DESENVOLVIDAS MENSALMENTE

As práticas corporais de aventura são aquelas que têm a vertigem e o risco controlado como determinantes em sua organização. Suas expressões e formas de experimentação corporal estão centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Algumas dessas práticas costumam receber outras denominações, como esportes de risco, esportes alternativos, esportes extremos e, assim como as demais praticas, também são objeto de classificações, conforme o critério que se utilize.

Visa proporcionar aos adolescentes o desenvolvimento físico, mental e emocional através da socialização, do entendimento de regras e respeito a limites, do desenvolvimento da persistência, do equilíbrio, da auto-superação e da superação em grupo.

Atividades realizadas:

CICLISMO
SKATE DOWNHILL SPEED
TIROLEZA
TRILHAS
SURFE
SANDBOARD

AÇÃO SOLIDÁRIA

A saída solidária é uma atividade que tem como objetivo propor trocas de experiências entre os educandos, proporcionando reflexões sobre ser solidário, compartilhando e ouvindo histórias em espaços como lar de idosos, centros terapêuticos, albergues, entre outros. Estas saídas acontecem a cada dois meses.

SESSÃO DE RUA

A proposta visa obter registro audiovisual das atividades realizadas dentro e fora do CEDEP. Esta atividade visa dar consequência as discussões das rodas de conversa a partir da captura e registro de imagens articulados em um roteiro previamente elaborado, visando abordar e relacionar os temas geradores das rodas de conversa. Consiste em uma atividade de aprendizado de captura, edição e formulação de roteiro de vídeo.