A tão sonhada Quadra Poliesportiva esta tomando corpo a cada dia… Em 2017 será concluída resultando num ginásio de esporte. O CEDEP almeja esta realização para dar mais qualidade aos seus Projetos que atendem 330 crianças e adolescentes.
Em 2015 iniciou a construção com o recurso da premiação do Itaú-UNICEF e do saldo da BENEFEST, mas a obra parou na fundação e na estrutura metálica por falta de recurso.
O anseio de concretizá-la expandiu-se para um espaço de uso da comunidade. Compreendendo que atualmente o Monte Cristo vive uma situação de vulnerabilidade ocasionada pela falta de investimento em políticas publicas na área de lazer por parte do Estado, o Cedep entende como sua responsabilidade viabilizar o poder da ação do esporte no cotidiano de adolescentes e jovens.
O desejo deste bem comum foi encaminhado para a UNESCO que aprovou, pois acredita no esporte como uma ação transformadora. Na edição especial dos 30 anos do Programa Criança Esperança, apenas 30 instituições foram contempladas. O CEDEP foi o único no estado de Santa Catarina.
O recurso financeiro virá em duas etapas: Em 2016 e 2017, na primeira será executado a parte elétrica, hidráulica, banheiros, depósitos, arquibancadas e piso, e na segunda será concluído de fato com as aberturas e paredes.
Oportunizar o acesso ao esporte educacional de qualidade como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças, adolescentes e jovens que fazem parte do segmento populacional vulnerável, de risco pessoal e social, possibilitando um impacto mais amplo e efetivo na proposta de atendimento do CEDEP e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida da população da periferia de Florianópolis.
1. Qualificar as atividades socioesportivas e de lazer dos projetos desenvolvidos pelo CEDEP (Oficinas do Saber, Fênix e Avançar), incentivando na prática de esporte e na formação para a cidadania.
2. Propiciar ações de parcerias (escolas, ONGs, creches, centro comunitários, CRÀS…) integradas junto a comunidade.
3. Aliar os valores do esporte à educação que nascem do projeto e envolvem educandos, educadores, colaboradores, pais e toda a comunidade em de vulnerabilidade e risco social.
4. Realizar eventos esportivos de caráter socioeducacional.
O esporte consolida praticas como a cooperação, comunicação, respeito pelas regras, resolução de conflitos, inter-relações, liderança, respeito com o outro, valor do esforço, como vencer, como perder, como administrar a competição, auto-estima, responsabilidade, honestidade, trabalho em equipe, disciplina e confiança. O Projeto democratizará e propiciará a pratica das atividades esportivas, assegurando a todos o direito de participação. Usar exemplos do esporte para explicar algumas das coisas mais importantes da vida, como a noção de trabalho em grupo e respeito ao próximo. A prática de atividades esportivas e de lazer por meio da inclusão social atendendo a todas as faixas etárias. O meio ambiente, o nível e risco social, promoção da saúde, ocupação saudável de espaços na cidade, desenvolvimento de uma cultura de promoção de um estilo de vida ativo e saudável como importantes na construção de políticas e concepção de espaços que visem à utilização do esporte e do lazer como meios para o desenvolvimento humano. E assim alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo, com o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e Conviver, para a formação de competências à cidadania plena, na busca da integração e transformação social.
Espaço onde será construída a quadra poliesportiva.
E a obra parou…
O Criança Esperança surgiu como um sonho…
Era a possibilidade de continuação da obra!
Chegou o apoio do Criança Esperança…
Com a visita do Guga Kuerten e do Tiago Spliter.
O SONHO DA QUADRA POLIESPORTIVA IRÁ SE MATERIALIZAR!
ENQUANTO A OBRA AVANÇAVA AS ATIVIDADES ACONTECIAM EM OUTROS ESPAÇOS.
De acordo com o plano de trabalho.
ATIVIDADES:
- Participação em campeonatos e jogos amistosos.
- Atividades de skate e esportes radicais, todas as segundas e sextas-feiras.
- Atividades recreativas e desportivas de segunda a sexta-feira.
- Atividades de futebol, todas as terças e quintas-feiras.
- Encontros mensais com as famílias.
- Eventos culturais e de ações com a rede local.
As atividades estão sendo desenvolvidas semanalmente no Campo do 22º batalhão da Polícia Militar.
c_single_image image=”4345″ img_size=”full” alignment=”center” css_animation=”appear”]