Com o tema “Sim, é possível construir conhecimentos nas periferias!”, o CEDEP realizou no último sábado, no Teatro Titina Bastos, o III Seminário Rede de Integração de Escolas e Organizações dos Territórios da Periferia de Florianópolis. O evento reuniu educadores, profissionais e instituições para debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas às realidades das comunidades periféricas.
A abertura contou com uma reflexão inspiradora do Padre Vilson Groh, que destacou a importância do papel dos educadores nos territórios empobrecidos, enfatizando a educação como instrumento de transformação social.
Na sequência, uma mesa de debates trouxe à tona questões relevantes como violências, inclusão digital e a inclusão de educandos com deficiência, com a participação de especialistas como as psicólogas Thais Furtado Cardoso e Fernanda Cristina Segatto, e a doutora em educação Raquel Regina Schoninger. As temáticas abordadas foram escolhidas com base em demandas levantadas pela própria rede, promovendo um diálogo profundo e contextualizado.
O período da tarde foi marcado pela apresentação de experiências práticas realizadas por instituições parceiras:
- Jornal CEAFIS – “Mentes Curiosas”
- A Rádio EJA como Estratégia Pedagógica e Veículo de Divulgação de Conhecimentos da Educação de Jovens e Adultos
- Dia do Abraço – Altino Flores
- Lar Fabiano de Cristo – Clube das Mídias
Além do conteúdo acadêmico e pedagógico, o seminário integrou expressões culturais. Os participantes foram presenteados com um concerto de voz e piano, executado pelo maestro Cristian Gonçalvez e pelo pianista Sam Machado, e uma intervenção artística de grafite, comandada pelo artista plástico Rizo, que coloriu o evento com arte urbana e criatividade.
O seminário reforçou a importância de redes colaborativas na periferia e destacou o potencial transformador das práticas educacionais em territórios empobrecidos, conectando conhecimentos e fortalecendo vínculos entre instituições, educadores e comunidade.