Atende 300 crianças e adolescentes na perspectiva da educação integral; por meio das oficinas de: Artes Literárias, Desafios Cognitivos, Educação Tecnológica, Manifestações Culturais, Educação Ambiental, Dança, Arte/Teatro, Música, Judô, Capoeira, Futebol e Skate.

Visa oportunizar vivencias e aprendizado na dimensão de valores como respeito, responsabilidade, autonomia, protagonismo, criatividade, valendo-se das múltiplas linguagens potencializando o exercício da cidadania.

RODA DE CONVERSA: Sob a mediação do Educador Regente a Roda se constitui a partir de um contínuo ciclo de encontros, com dinâmica específica, aliando os objetivos do grupo com o potencial de participação, motivação e aprendizagem de cada participante.

Algumas atividades intencionais sistemáticas pautadas na dimensão da escuta atenciosa e olhar observador, integradas aos temas e objetivos do grupo. É neste momento que se constroem os vínculos de confiança e se estabelece uma rotina de trabalho que estrutura as trocas.

A Oficina de ARTES LITERÁRIAS visa trazer para o educando um leque infindável de aspectos da natureza e das relações humanas, inserindo-os num universo inesgotável que é o da criação literária, estimulando e incentivando o gosto pela leitura e a posição crítica através da mesma, transformando-os em leitores autônomos, para que este expanda seu conhecimento e sua consciência-de-mundo.

A Oficina de DANÇA visa trabalhar de maneira crítica e significativa, enquanto forma de conhecimento, numa articulação múltipla entre o contexto vivido, percebido e imaginado pelo educando e o contexto da própria dança na prática artístico-educativa que possibilita uma inter-relação entre corpos, movimentos, mentes, histórias de vida, pessoas, conteúdos específicos da dança presentes na maioria dos espaços de ação sociocultural.

O APOIO PEDAGÓGICO e o LETRAMENTO têm como objetivo realizar ações de aprendizagem da leitura e escrita, de maneira significativa prazerosa utilizando de múltiplas linguagens, lançando desafios por meio da ludicidade, bem como oportunizar a realização de tarefas escolares, tendo este como momento também diagnosticador das dificuldades a serem detectadas para eventuais encaminhamentos para a rede.

A Oficina de MÚSICA tem como finalidade proporcionar as crianças e adolescentes um processo de aprendizagem que engloba disciplina, sentimento de pertença no grupo, identidade, vocação, protagonismo e inclusão social, reflexão, desenvolvimento de habilidades específicas, auto estima entre outros fatores. Sendo assim, o principal objetivo está voltado para formação do educando enquanto sujeito, propiciando o enriquecimento cultural e construindo o respeito à diversidade.

A PERCUSSÃO objetiva promover a sensibilidade musical e proporcionar vivência cultural, música e ritmos no reconhecimento da riqueza rítmica e harmônica de gêneros musicais brasileiros e suas origens. Sua ação educativa busca unir prática e teoria, arte e tecnologia, valores culturais comunitários e globalização, para tornar viável a sua missão de desenvolver o exercício da cidadania e preservação da diversidade cultural.

 

O CORAL permite desenvolver habilidades vocais e sensibilidade musical, proporcionando também o desenvolvimento interpessoal e o contato com diferentes gêneros musicais, trabalho em equipe, e expressão artística. Além disso, cantar em conjunto promove a socialização, construção de confiança e autoestima, ajudando os participantes a se sentirem parte de algo maior do que eles mesmos. O coral também estimula habilidades de comunicação, concentração e memória,

A Oficina de JUDÔ visa oportunizar aos educandos, conhecer os fundamentos e filosofia do judô. Desenvolvendo-se em todos os aspectos educacionais, o judô contribui positivamente, além da aprendizagem técnica, na construção da personalidade, do caráter e da noção de cidadania, utilizando-se dos processos pedagógicos educacionais específicos da modalidade.

Com esta oficina se pretende despertar nas crianças e adolescentes o gosto e a aderência pela prática esportiva em geral; desenvolver a coordenação motora; possibilitar o conhecimento e o domínio do corpo; promover a autoestima e propiciar práticas educativas que oportunizem a canalização das energias gerando ótimas consequências nas suas atitudes, na disciplina e a não violência.

A prática da CAPOEIRA assume o caráter de manifestação cultural afro-brasileira e o resgate da história de um povo, propiciando aos educandos a oportunidade de integração na sociedade a partir dos fundamentos próprios desta arte, baseados na busca pela liberdade e igualdade de forma lúdica e sendo o instrumento motivador da paz.

Além de toda a magia que permeia o FUTEBOL, esta Oficina visa proporcionar aos educandos o desenvolvimento físico, mental e emocional através da promoção da socialização, do entendimento de regras e respeito a limites, do desenvolvimento da persistência, da auto-superação e espírito coletivo na busca de um objetivo.

Oficina de EDUCAÇÃO AMBIENTAL propõe o desenvolvimento de projetos que visam a valorização da qualidade de vida e à percepção de que a sobrevivência do homem depende diretamente da preservação dos recursos naturais. Espera-se criar condições favoráveis para garantir o envolvimento e participação de todos
(projeto, família e comunidade), utilizando-se para isso de múltiplas ações que visam melhorar a qualidade de vida e orientar o uso racional dos recursos e serviços que a natureza nos dispõe.

As oficinas de ARTES e TEATRO pautadas no viés da arte educação, visa desenvolver o potencial critico, estético e ético. Oportunizando a cultura da apreciação artística, bem como, do conhecimento do texto e contexto desta nas diversas formas que se apresenta. Tornando-se assim um potencial instrumento educativo e transformador.

Oficina de SKATE tem como o intuito trabalhar o corpo, a mente e a socialização dos educandos; desenvolver o equilíbrio e superar os obstáculos proporcionando aos educandos um contato inicial com o skate e técnicas de uso (montagem, manutenção e utilização), conhecimento teórico sobre a história do skate e vivências praticas no pátio do CEDEP e nas pistas em torno da comunidade.

A oficina de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA e EDUCOMUNICAÇÃO se utiliza das tecnologias como ferramenta de emancipação e inserção social no mundo do lazer, informação, conhecimento, trabalho e consumo, entendendo esta ferramenta dentro do contexto educativo como um facilitador do processo de aprendizagem.