O CEDEP é uma Organização da Sociedade Civil que tem como objetivo contribuir com a formação de pessoas, em especial crianças, adolescentes e jovens, em uma perspectiva de promoção da cidadania. Oferece, através de seus diversos projetos, ações que atendem o público no âmbito pedagógico e de desenvolvimento territorial. 

É um lugar de acolhida, aprendizado e segurança; um espaço de alegria, de privilégio dentro de um contexto de violência e negligências…

Criado em 1987, pelo idealizador Padre Vilson Groh, tem uma trajetória de desafios e conquistas; histórias de lutas, coragem e persistência. É reconhecido no bairro Monte Cristo, no qual representa, oportunidade de uma vida melhor!

Os atendimentos da instituição são hoje divididos em dois programas, que abraçam projetos relacionados ao público atendido.

Neste sentido, temos o programa Semeando Conhecimento, que é composto por três projetos que buscam atender crianças, adolescentes e jovens, a partir da perspectiva do desenvolvimento pedagógico e educação integral. Os projetos do programa Semeando Conhecimento são:

PROJETO OFICINAS DO SABER

Atende crianças e adolescentes dos 06 aos 16 anos no contraturno escolar, com oficinas de esporte, arte, cultura, letramento, além de apoio pedagógico e atendimento psicossocial. O projeto oferece aos educandos três refeições diárias.

PROJETO FÊNIX

Atende adolescentes de 12 a 17 anos, com oficinas de esportes de aventuras e saídas de campo como ferramenta de desenvolvimento pessoal e formação da cidadania.

PROJETO AVANÇAR

Atende adolescentes e jovens a partir de 14 anos, com o objetivo de formação profissional, desenvolvimento interpessoal e inserção no mundo do trabalho.

O segundo programa da instituição é o Cultivando Comunidade, que abraça projetos voltados para o desenvolvimento territorial do Monte Cristo e região. Esse programa conta com dois projetos institucionalizados e uma série de projetos e ações que visam atender as demandas dos moradores. São projetos voltados para a saúde, geração de renda, segurança alimentar e formação profissional. Conheça:

Projetos institucionais:

PROJETO MOVIMENTAR: Atende moradores do Monte Cristo e regiões adjacentes com oficinas de esporte

PROJETO MULHERES EMPREENDEDORAS: Procura poporcionar a inclusão produtiva de mulheres da comunidade, através do artesanato, ao mercado.