Fotos: Hare Brasil – Traficando Informação
O Encontro entre duas ONGS do Monte Cristo virou festival de arte! No dia 22 de outubro o Centro de Educação Popular, CEDEP, juntamente com a Geração da Chico (AGECOM), apresentou o espetáculo de RAP e lançamento do clipe da música “Traficando minha rima”. O evento foi resultado de uma parceria entre as duas organizações no projeto apoiado pelo Itaú Social, chamado de Transbordamento. Os rapers do festival são adolescentes das duas instituições e moradores das comunidades do Monte Cristo.
A parceria entre as duas instituições começou no início do ano, por meio de um desafio do Itaú Social, que propôs uma espécie de apadrinhamento entre uma instituição e outra. O CEDEP, organização que existe há 34 anos e atende todas as comunidades do Monte Cristo e adjacências e a Geração da Chico, ONG que presta atendimento a crianças e adolescentes da comunidade da Chico Mendes, que está sendo apadrinhada. A parceria destinou 50 mil reais para a Geração da Chico para execução de um projeto em 2021 e 2022, além de ter gerado abertura para momentos de assessoria financeira e organizacional entre as equipes. Parte do resultado deste projeto é a produção de um videoclipe, além de oficinas de música e composição. Quem assistiu ao festival pode conferir um pouquinho do trabalho produzido.
Para a coordenadora Ana Karolina, o projeto e o encontro com o CEDEP marca um momento de mudança e crescimento para a Geração da Chico. “Esse projeto foi super importante para essa nova fase da AGECOM, permitiu que a gente pudesse desenvolver melhor o atendimento de inserção para o trabalho dos adolescentes. E graças ao CEDEP que propôs esse aporte, o nome do projeto é Transbordamento, o que faz todo sentido, porque a ideia é transbordar cultura, transbordar conhecimento, e apoio entre as ONGS vizinhas” explica.
As duas instituições trabalham com os desafios do atendimento de jovens e adolescentes em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social. São espaços que enxergam na juventude do Monte Cristo um potencial único no esporte, na cultura e na possibilidade de transformação social. Para o Coordenador de Projetos, Cayo Pedroso, o evento é uma oportunidade de mostrar os frutos do trabalho das duas instituições, é uma ferramenta de fortalecer e capilarizar o atendimento no território. O projeto de transbordamento está sendo uma ótima oportunidade de fortalecer parcerias e a comunidade do Monte Cristo. Estamos acreditando nas potencialidades dos jovens da comunidade e transformando a vida das pessoas através do trabalho em rede, da arte e do empoderamento dos jovens moradores da comunidade que sonham com um espaço na vida artística