Desde fevereiro de 2021 o CEDEP está atendendo, de maneira híbrida, os educandos dos diferentes projetos ofertados. o Atendimento presencial acontece de maneira adaptada, com uma quantidade reduzida de educandos por turma e revezamento dos dias na semana. Cabe aos responsáveis por cada criança ou adolescente optar pelo atendimento no CEDEP ou remoto. Aqueles que optam por ficar em casa recebem atividades semanais para serem realizadas. Ao optar pelo retorno das atividades presenciais o CEDEP passou por um intenso processo de construção de um plano de contenção, para atender seus educandos em segurança.

 

Foi necessário repensar a rotina dos educandos, desde o uso do espaço físico até o os horários de refeição. Cada educando também recebeu máscaras para serem utilizadas durante o período na instituição e trocar quando necessário.

 

 

Em 2020 o país parou em função da disseminação do novo coronavírus. Além de deixar a população por meses em distanciamento e isolamento social, a crise gerada pelo aumento da doença fechou lojas, restaurantes e escolas afetando diretamente a população, que perdeu emprego, teve seu salário reduzido ou precisou trabalhar se expondo à doença.

O perfil de trabalho dos moradores da comunidade que o CEDEP atende é voltado para os serviços gerais, principalmente relacionados à construção civil, vigilância e ofícios de limpeza e trabalho doméstico. Grande parte das pessoas não trabalha de forma regularizada e recebe de acordo com serviço prestado. Também existe um alto índice de desempregados. Com o passar dos meses ficava cada vez mais claro como pandemia afetou diretamente na renda das famílias do Monte Cristo.

As crianças da comunidade, em casa por conta da pandemia, e, consequentemente aumentaram as despesas com a alimentação das famílias. Com este panorama, é possível compreender que a crise gerada pelo coronavírus atingiu praticamente todas as famílias da comunidade, em maior ou menor grau.

O Covid-19 trouxe uma série de mudanças na rotina de todos, e isso incluiu as atividades do CEDEP. que precisou paralisar, temporariamente, as atividades presenciais. E neste momento de mudanças e incertezas, o CEDEP viu na solidariedade e na sua missão de ser um espaço de acolhimento, a importância de se manter mais ativo do que nunca, mesmo de longe. Por conta da pandemia e de como ela afetou muitas famílias da comunidade, o CEDEP mobilizou diversas frentes e criou um plano de ação para realizar atividades que pudessem dar suporte às famílias em situação de vulnerabilidade.

Ações do CEDEP contra a crise do Covid19:

Dentre as atividades que o CEDEP realizou de maneira presencial durante todo ano de 2020, está a entrega de cestas básicas para famílias vinculadas com a instituição e outras famílias da comunidade.
Inicialmente a ação foi pensada direcionada às famílias vinculadas à instituição e de maior grau de vulnerabilidade social, já que a alimentação das crianças e adolescentes eram oferecidas pelo CEDEP. Devido à intensa demanda do território, a medida que a crise causada pela pandemia se aprofundava, as entregas foram ampliadas para pessoas da comunidade após uma análise socioeconômica. Ao longo do ano de 2020 o CEDEP entrego 2779 cestas básicas, além de máscaras, kits de higiene, sabão líquido e outros produtos essenciais. Leia mais

Desde fevereiro o CEDEP está realizando atividades pedagógicas de maneira híbrida, ou seja, presencial e remota, a depender da decisão dos responsáveis pela criança ou adolescente. O CEDEP passou por um longo processo de estudo e reestruturação do seu espaço físico e forma de atendimento, para conseguir dar atenção a todos os educandos de maneira segura e acompanhando todos os protocolos exigidos pelos órgãos competentes. As turmas estão com número reduzido de pessoas e toda a rotina, de aulas e alimentação, foi repensada para o distanciamento social. Os educandos também receberam máscaras. 

No ano de 2020, como o funcionamento de escolas e instituições educacionais foram paralisados em todo país por decreto, as crianças, adolescentes e jovens assistidos pelo CEDEP também não puderam continuar participando das atividades presenciais. Desta forma, a equipe de educadores desenvolveu um plano com estratégias de trabalho remoto.
Trabalhos home office foram sistematizados  pela coordenação pedagógica e sua equipe de educadores, iniciou com a constituição de grupos por áreas afins com intuito de formação no aprofundamento da identidade das oficinas.
Além de ser uma atividade importante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, as atividades remotas mantém o vínculo entre educandos e educadores, incentivando o interesse em continuar com as atividades presenciais. Os grupos no Whatsapp permitem que os educadores consigam acompanhar, na medida do possível, o cotidiano dos educandos. Aos poucos foi vendo a necessidade de ter atividades além do online. Surgiu então a proposta da Revista do Saber, um material impresso mensal, em formato de revista, enviado para casa. Desde fevereiro o CEDEP voltou às atividades presenciais, de forma reduzida, e hoje está atendendo todos os educandos de maneira híbrida.  Leia mais

Com a segunda edição iniciada em junho de 2021, a Caderneta Social CEDEP surgiu em agosto de 2020 para atender famílias da comunidade que sofrem com o empobrecimento e com os impactos causados pela pandemia. É um projeto de distribuição de renda pensado em destinar recursos para as famílias comprarem produtos de alimentação, higiene e limpeza em mercearias da comunidade. Uma proposta do CEDEP com parceria do Itaú Social e o apoio do SEBRAE. O projeto aproveita a prática comum de cadernetas que já existe em pequenas mercearias. As famílias são vinculadas a um comerciante da comunidade e recebem um crédito para compras, que é controlado pelo comerciante na  caderneta. Os comerciantes também recebem diversos workshops e consultorias individuais com o SEBRAE.

A primeira edição atendeu 300 famílias da comunidade e seis mercearias do bairro.

A segunda edição do projeto, iniciada em junho de 2021 está atendendo 200 famílias, que fazem compras nesses seis pequenos comerciantes.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Outra forma de destinar recursos para famílias atingidas pela crise provocado pelo  COVID19 foi a implementação do Banco Comunitário, em parceria com o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM). A iniciativa utiliza uma moeda virtual para destinar recursos em dinheiro diretamente para a família beneficiada. Este dinheiro virtual vale o mesmo que o físico e pode ser utilizado para compras de alimentos, produtos de limpeza e higiene. As compras são feitas apenas em comércios da comunidade e que foram cadastrados. A ferramenta é controlada pela família e pelo comerciante através de um aplicativo de celular.
A proposta soluciona uma das limitações da entrega de cestas básicas, que é que nem sempre os produtos que estão lá atendem diretamente as necessidades da família. A moeda virtual dá autonomia para que as pessoas escolham quais itens estão precisando. Além disso, a iniciativa fortalece os pequenos comércios e faz com que os recursos financeiros continuem circulando no próprio bairro. O Banco Comunitário também se mostra como uma ponte importante para estreitar laços dentro da comunidade, fortalecendo as relações entre os comerciantes, famílias e o CEDEP.
Hoje as famílias do CEDEP que estão cadastradas recebem, por três meses, um saldo de 200 reais e podem escolher, dentre os mercados cadastrados, onde preferem fazer suas compras. A seleção de famílias que receberam este benefício deu atenção àqueles que foram diretamente afetados pela crise do coronavírus. A equipe psicossocial  do CEDEP leva em consideração pessoas que perderam o emprego ou tiveram o salário cortado, por conta do isolamento social.
Atualmente o CEDEP já auxilia 185 famílias através do Banco Comunitário. Dessas famílias, 125 são famílias do CEDEP e 60 famílias são da comunidade sem vínculo anterior.

Para minimizar os danos nas famílias brasileiras provocados pelo novo Coronavírus, o Governo Federal lançou, no final de março, o programa de Auxílio Emergencial da Caixa Econômica. Todas as terças-feiras desde que o programa foi anunciado, o CEDEP tem dado suporte presencial para a resolução de problemas relacionados ao Auxílio Emergencial. O CEDEP está prestando apoio presencial para realizar cadastros online, acompanhar o estado do pedido e sanando eventuais dúvidas. 
O suporte relacionado ao auxílio também se deu no âmbito da divulgação. Muitas famílias da comunidade sequer sabiam da existência do programa ou que tinham o direito de recebê-lo. Muitos também não sabiam como era feito o cadastro e solicitação. 
O auxílio é um benefício de 600 reais destinado a trabalhadores informais, pessoas de baixa renda, autônomos e desempregados. Para se inscrever no programa, a pessoa precisa realizar um cadastro online, através de um computador ou aplicativo de celular. Muitas pessoas da comunidade tiveram problemas no processo de cadastro, por não possuírem acesso à internet ou terem dificuldade em utilizar ferramentas digitais. Outras pessoas tiveram dificuldades relacionadas a análise do cadastro, que exige uma série de fatores como o máximo de dois cadastrados por família e CPF regularizado, por exemplo.