Na última sexta o CEDEP resgatou uma antiga atividade que era realizada nas Oficinas do Saber: as oficinas temáticas! Durante o dia os educandos participam de oficinas diferentes das que normalmente acontecem no Projeto. E neste dia de resgate de oficinas muita coisa legal aconteceu! Foram cinco atividades planejadas com muito carinho pela equipe de educadores para falar um pouquinho mais sobre importantes temas e sobre o crescer. Ao final do dia, os educandos se encontraram todos no Teatro para partilhar um pouco das atividades que realizaram e daquilo que aprenderam durante a oficina!
Conheça cada uma das oficinas:
Oficina: Mão na massa | Tema : Culinária | Produto Final: Pães coloridos com elementos naturais
Os educandos literalmente colocaram a mão na massa e fizeram deliciosos pãezinhos coloridos com cenoura, espinafre e beterraba! O resultado foi todo CEDEP comendo um lanche diferente com pães quentinhos feitos pelos colegas!
Oficina: A cidade que queríamos ter – Direito de criar e de sentir |Tema : Criando a nossa Cidade |Produto Final: Maquete da cidade
Os educandos pensaram na sua relação com a cidade, os espaços que eles conhecem e a partir daí pensaram e debateram qual seria a cidade dos sonhos. Com acesso à tudo que mais importa! O resultado foram maquetes demonstrando como seria a cidade desejada!
Oficina do riso
Palhaçaria
Produto Final: Cena “palhaços ‘nós’ ringue”
Na oficina do riso os educandos aprenderam um pouquinho mais sobre a palhaçaria. Uma mistura de teatro e brincadeira com dinâmicas corporais que finalizaram com uma divertida pintura facial de palhaço!
O resultado da oficina, apresentado no grande grupo, foi o “ringue dos palhaços”, apresentação divertida para todas as turmas rirem!
Brincadeiras de Antigamente
Tema : Brinquedos atuais e antigos
Produto Final: Construção de um brinquedo
Na oficina de brincadeiras de antigamente os educandos aprenderam um pouquinho mais quais foram os brinquedos que marcaram outras épocas. Com uso de materiais escolares e reciclados, foram produzidos diferentes tipos de brinquedos, como pé de lata, peão e bonecos. Além disso, os educandos puderam refletir como algumas brincadeiras mudam conforme os anos passam, e como outras permanecem na infância de muitas e muitas gerações, como é o caso da mais querida de todas, a pipa!
Oficina: Corpo e movimento na cultura indígena Guarani
Tema : Jogos indígenas
Produto Final: Dança do guerreiro e da guerreira (Xondaro e Xondaria)
Oficina: Fio por fio
Tema : Construção de pulseiras
Produto Final: Pulseirinhas artesanais
O artesanato é uma antiga forma de expressão e desenvolvimento de habilidades manuais e estéticas. Na oficina de produção de pulseiras fio a fio, os educandos aprenderam a produzir, com materiais simples, fáceis de encontrar (papelão, linha e alfinete), pulseirinhas coloridas para decoração.