Quem não conhece uma família que vai tanto no mesmo mercadinho que possui até uma caderneta para anotar suas compras?
Foi pensando nisso que o CEDEP se reinventou e botou em prática, nessa semana, a Caderneta Social CEDEP.
Com o incentivo do Itaú Social, que investiu recursos para o fortalecimento de pequenos comércios e suporte às famílias atingidas pela pandemia, o CEDEP colocou em prática a Caderneta Social CEDEP.
A ação destina recursos em pequenos comércios da comunidade para que famílias beneficiadas possam fazer compras em produtos de alimentação, higiene e limpeza.
Até o momento são 300 famílias participantes, todas as famílias passaram por um criterioso processo de cadastro e avaliação, feito pela equipe de acompanhamento Psicossocial do CEDEP.
Depois de selecionada, cada família recebe um crédito de 200 reais a serem gastos em um dos seis mercados em que está vinculada. O projeto também tem parceria como o SEBRAE, que presta consultoria para os mercadinhos e dá orientação de gestão e educação financeira.
A Caderneta Social CEDEP surge como uma oportunidade para o fortalecimento dos pequenos comerciantes da região e como uma estratégia de acolhimento às famílias que foram diretamente atingidas pela pandemia. O projeto começou neste mês de agosto, e vai até outubro, podendo ser ampliado caso haja recursos. O primeiro mês de projeto começou essa semana, com a entrega das cadernetas e das fichas de controle para as famílias cadastradas.