Dia 30/11/14,o CEDEP recebeu 40 jovens do Movimento Sem Terra, do oeste do estado de Santa Catarina, do município de Abelardo Luz e adjacências.
Seis responsáveis acompanhavam o grupo.
Chegaram as 9:15 horas,e foram recebidos pelos grupos G5 e G6, adolescentes de 12,13 e 14 anos.
Após o acolhimento e boas vindas, foi explicado aos presentes a estrutura e objetivos do Centro de Educação e Evangelização Popular, e nomeado os educadores sociais e colaboradores presentes.
Os dois grupos de jovens se uniram formando oitenta presentes. E após uma dinâmica de integração, foram separados em dois grupos. Um realizou vivência conhecendo a comunidade do Monte Cristo e o outro grupo, permaneceu no local, realizando trocas e questionamentos, fazendo paralelos sobre a realidade do oeste e a realidade de uma capital.
Os jovens do Movimento Sem Terra, mostraram-se interessados e politizados, questionando muito para conhecerem a nossa realidade que é bem diferente do que vivem por lá.
Ao final da manhã, tivemos cantoria pela parte deles e violão e dançamos realizando a integração dos grupos.
Realizamos apresentações culturais para os visitantes: Puxada de Rede eMaculelê, que foram observadas atentamente e aplaudidas pelos presentes.
A percussão também fez uma bela apresentação e o samba não poderia deixar de estar presente.
Finalizamos com Roda de Capoeira, que terminou sendo jogada entre os jovens dos dois grupos.
Muita conversa, alegria, descontração e reflexão, fizeram desta manhã uma prática social de inclusão.
O almoço com uma saborosa comida caseira e o som do violão com uma solista, fecharam a programação com gostinho de quero mais.
MAYSA BORGES DE CASTRO